Como vais ser testemunha da ressurreição de Jesus?
| Evangelho segundo Marcos 16, 1-8
Depois de passar o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para irem embalsamar Jesus. E no primeiro dia da semana, partindo muito cedo, chegaram ao sepulcro ao nascer do sol. Diziam umas às outras: «Quem nos irá revolver a pedra da entrada do sepulcro?». Mas, olhando, viram que a pedra já fora revolvida; e era muito grande. Entrando no sepulcro, viram um jovem sentado do lado direito, vestido com uma túnica branca, e ficaram assustadas. Mas ele disse-lhes: «Não vos assusteis. Procurais a Jesus de Nazaré, o Crucificado? Ressuscitou: não está aqui. Vede o lugar onde O tinham depositado. Agora ide dizer aos seus discípulos e a Pedro que Ele vai adiante de vós para a Galileia. Lá O vereis, como vos disse».
| Ressuscitou: não está aqui
Jesus Cristo ressuscitou. Aleluia! Aleluia! A luz nova do Círio Pascal também chega ao nosso coração e nos queima de alegria. Ela ilumina o nosso rosto, para olharmos de uma forma nova tudo o que somos e tudo o que fazemos. Os nossos projectos e os nossos desejos, angústias e esperanças, toda a nossa vida é iluminada pela presença viva de Cristo. Na vida humana faz-se presente a vida de Deus. Em Jesus Cristo Deus humanizou-se. E infundiu em nós a fonte da vida. A terceira etapa do programa pastoral interroga-nos sobre a nossa missão: Qual é a nossa missão? «Eis a fundamental missão da Igreja da qual todas as outras missões eclesiais derivam: anunciar a Palavra de Deus ao mundo. [...] ‘É a própria Palavra que nos impele para os irmãos: é a Palavra que ilumina, purifica, converte; nós somos apenas servidores. Por isso, é necessário descobrir cada vez mais a urgência e a beleza de anunciar a Palavra para a vinda do Reino de Deus, que o próprio Cristo pregou. [...] Todos nos damos conta de quão necessário é que a luz de Cristo ilumine cada âmbito da humanidade: a família, a escola, a cultura, o trabalho, o tempo livre e os outros sectores da vida social’ [...]» (Programa Pastoral). Temos de ser testemunhas da Ressurreição. E, por isso, onde há desencanto, temos de levar a esperança. Onde há tristeza, levar alegria. Onde há medo, levar fortaleza. Onde há egoísmo, levar solidariedade. Onde há solidão, levar companhia e ternura. Onde há dúvida, levar fé e confiança. Temos de ser pessoas e comunidades abertas e acolhedoras, capazes de contagiar com a nossa alegria de viver e de amar. E seremos profetas, homens e mulheres arautos da nova evangelização. É esta vida nova que nos faz ser aquilo que somos: pessoas novas, renovadas pela acção maravilhosa de Deus; pessoas libertas de todas as escravidões; pessoas abertas ao futuro com esperança, pois Deus espera-nos sempre com amor. Alimentados pela Palavra de Deus, somos enviados em missão: «Agora ide dizer aos seus discípulos». Eis a nossa missão: levar esta Boa Notícia a todas as pessoas. Sê uma Boa Notícia! Também foste escolhido para ser testemunha da Páscoa de Jesus.
| Alimentar-se da Palavra
Ao ler ou escutar os textos que narram a ressurreição de Jesus, alegra-te! Também foste escolhido para ser testemunha da Páscoa de Jesus. Como vais ser testemunha da Ressurreição de Jesus?
0 comentários:
Enviar um comentário